bloco

Carnaval: grande festa brasileira. Maior expressão da alegria de um povo que pula, vibra, samba. Não só samba no pé, mas também bolero, mambo, salsa e todos os passos da dança de salão, através do BLOCO DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ, organizado pela Casa de Dança Carlinhos de Jesus. Mas não precisa ser um exímio dançarino para participar, a única condição é a alegria.

Desde sua origem, fevereiro de 1991, o bloco Dois pra lá Dois pra cá, une a irreverência e alegria do carnaval carioca à magia da dança de salão, atraindo anualmente mais de quatro mil pessoas, entre artistas, turistas nacionais e internacionais, políticos entre outros. O bloco mostra uma performance inédita no carnaval misturando o samba de salão com o pagode e muito samba no pé se tornando o único bloco de dança de salão do país. Com o passar dos anos adquiriu personalidade e firmou suas raízes, para isso contou e conta com a participação de patrocinadores.

O sucesso do bloco Dois pra lá Dois pra cá é decorrência natural do carinho e admiração que o povo carioca tem por Carlinhos de Jesus, considerado um dos principais representantes brasileiros da dança de salão e do “samba no pé”. Tudo isso somado a intensa participação e criatividade dos alunos e amigos da Casa de Dança Carlinhos de Jesus, responsáveis pela criação dos sambas temáticos do bloco DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ.

O samba temático inicialmente era desenvolvido por Helinho 107, compositor da Escola de Samba São Clemente, mas a partir de 1996 esta tarefa está com a “ala dos compositores” do bloco. Em 1996, o samba vencedor “EU VOU” do nosso famoso aluno Léo Jaime e 1997 a “MARCHINHA DO PERÚ” também de Léo Jaime, criada para animação da concentração pré desfile, além do samba vencedor “CARNAVAL BELEZA” de Djair, J. Correa e Léo Jaime marcaram uma nova época onde Nelson Sargento e Noca da Portela, nomes famosos, disputaram e nos presentearam com composições belíssimas e inesquecíveis. Os ensaios para a escolha do samba temático do ano acontecem sempre aos domingos, do mês de fevereiro, atualmente animados por um grupo de músicos de samba e realizados à Casa de Dança Carlinhos de Jesus.

O bloco DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ desfila sempre aos sábados de carnaval e circula pelos bairros de Botafogo e Copacabana nas proximidades do TÚNEL NOVO (é o único bloco do Rio de Janeiro que atravessa um túnel) com concentração à Rua Álvaro Ramos 11-Botafogo; Casa de Dança Carlinhos de Jesus e encerramento, em frente ao HOTEL COPACABANA PALACE, com um grande baile de rua. Os participantes brincam ao som de bateria própria, além de dois cavaquinhos, dois intérpretes de samba, acompanhados por um carro de som com sonorização para todos os instrumentos. Tudo isso acompanhado por 15 pessoas de “harmonia” e seguranças, que garantem a alegria do brincar. Nossas camisetas apresentam desenhos exclusivos assinados por grandes cartunistas e artistas plásticos como Lan, Miguel Paiva, Ziraldo e Helio Bueno da Rede Globo de televisão.

O nosso objetivo principal é colaborar com esta festa popular que faz parte do calendário cultural da nossa cidade.

O bloco DOIS PRA LÁ DOIS PRA CÁ participa do projeto PROGRAMA MUNDIAL DE PREVENÇÃO À AIDS, USE A CAMISINHA, em parceria com o Ministério da Saúde, numa demonstração de união, mobilização e solidariedade na luta contra a AIDS.